Brazilian Guitars: resgatando a história!

Sabe aquela guitarra encostada no porão da sua casa a décadas, escrito atrás do headstock de forma bem apagada "Made in Brazil"? Saiba que ela pode ter feito história! Vamos aqui relembrar as guitarras brazucas que fizeram história!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Por dentro da Tagima: Parte 4

Olá. Finalmente chegamos à quarta e última parte da série Por dentro da Tagima.

Já vimos todo o processo de fabricação dos instrumentos da linha Brasil, desde a seleção das madeiras até a embalagem final, onde os instrumentos já estão prontos para irem às lojas. Nessa postagem, abordarei um pouco a respeito da linha importada da Tagima, e também farei as considerações finais dessa série de postagem com os devidos agradecimentos.

As séries Acoustic (violões [menos o Módena] e guitarras semi-acústicas), Tagima Special (guitarras e baixos) e Memphis (guitarras, baixos e violões) são fabricados da China por fabricantes terceirizados. Mas não pensem que vão diretamente da China para as lojas. Os instrumentos são todos recebidos na fábrica da Tagima (em São Paulo/SP), conforme a foto abaixo, onde é possível ver várias caixas de instrumentos importados atrás da grade.


As guitarras, baixos e violões são desembalados, regulados e testados. Na foto abaixo, vemos um profissional regulando e testando uma Tagima Jazz 1750 (à esquerda) e outro provavelmente uma Memphis MG-32.


E na foto abaixo, outro profissional regula e testa um violão Memphis AC-40, recém retirado da caixa.


Como a viagem da China até o Brasil é longa, os instrumentos podem sofrer pequenas avarias na pintura ou outros tipos de problema. Se for simples, é solucionado na fábrica. Na foto abaixo, à esquerda embaixo, é possível ver algumas guitarras Memphis, que provavelmente vieram com alguma pequena avaria na pintura, esperando para serem lixadas (com uma lixa bem fina) e polidas.


Pronto. Agora todos os instrumentos estão prontos, tanto os nacionais quanto os importados. Só falta irem às lojas e depois aos consumidores.

Quem ainda tiver dúvidas sobre a fabricação dos instrumentos Tagima, vejam o vídeo do Márcio Zaganin (atual luthier da Tagima) explicando resumidamente o processo de fabricação de uma Tagima T-635:

http://www.youtube.com/watch?v=sB4KgSHvctE

Também, se quiserem tirar dúvidas, acessem os links abaixo:

Perfil Brazilian Guitars no Orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4350286350636080593

Comunidade Oficial Blog Brazilian Guitars:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98376078

Comunidade Oficial Tagima:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=155221

Site Tagima:

http://www.tagima.com.br/

Chegamos ao final da série Por dentro da Tagima. Espero que tenham gostado, e que tenham tirado suas dúvidas sobre como que um instrumento é fabricado, como que é o processo etc.

Agradeço à Karen por ter agendado minha visita e ao William pela recepção e pela explicação detalhada de todas as etapas da fabricação. E, claro, obrigado a vocês, leitores.

Até a próxima.

Flávio Marcel

3 comentários:

  1. Interessante o cuidado da Tagima em revisar cada instrumento recebido, valorizando assim a sua marca. Parabéns pela série de reportagens.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, o video do Zaganin também.
    E muito linda a nova 635

    ResponderExcluir
  3. Flavio! Excelente os posts sobre a fabrica da Tagima! Parabéns, cara! Continue mostrando a qualidade dos nossos instrumentos...

    ResponderExcluir