Brazilian Guitars: resgatando a história!

Sabe aquela guitarra encostada no porão da sua casa a décadas, escrito atrás do headstock de forma bem apagada "Made in Brazil"? Saiba que ela pode ter feito história! Vamos aqui relembrar as guitarras brazucas que fizeram história!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Por dentro da Tagima: Parte 3

Olá. Chegamos à terceira parte da série Por dentro da Tagima. Vamos ver a parte final da fabricação dos instrumentos da série Brasil.

Após secarem, os corpos já pintados vão para a última lixa e o polimento, conforme as fotos abaixo.


Esse último lixamento é necessário porque a tinta, ao ser aplicada no corpo, não fica totalmente uniforme, por vários fatores. Então o profissional passa uma lixa bem fina, para deixar a pintura sem nenhuma imperfeição. Após a lixa, vai para o polimento, conforme foto abaixo.


No polimento, o profissional também aplica Poliflor, para que o instrumento fique bem brilhante. Na foto abaixo, corpos de Tagima Edu Ardanuy, braços de violão Módena dentre outros aguardam o polimento e o transporte até o último departamento, de montagem.

Finalmente, braços e corpos prontos. Agora, a montagem, penúltima etapa da fabricação.

Na foto abaixo podemos ver o departamento de montagem e regulagem, dos instrumentos. Notem vários corpos prontos, só aguardando a montagem.


E na foto abaixo, notem as guitarras T-635 já embaladas e prontas para irem às lojas e os cases, que acompanham quase todas os instrumentos da linha Tagima Brasil.


Nas 2 fotos abaixo, profissionais estão instalando tarraxas, captadores, ponte, jack etc.


Agora, só falta regular e embalar os instrumentos. Nas 2 fotos abaixo, instrumentos aguardam a regulagem final e o teste. Os que já foram testados, recebem o panfleto da Tagima, com o certificado de garantia e o manual de instruções.


Em breve, a 4ª e última postagem sobre a fábrica da Tagima. Eu pretendia fazer apenas 3 postagens, mas para não ficar muito grande, acabei dividindo em 4 partes.

Na 4ª parte, abordarei os instrumentos importados da Tagima (violões, guitarras semi-acústicas, linha Memphis e linha Special). Também farei as considerações finais e os agradecimentos. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário