Olá. Hoje o assunto da postagem é a linha “MM” da Tagima, formada pelos modelos MM1, MM2 e sua versão melhorada, a MM2-SM. A nomenclatura “MM” é uma alusão à marca americana “Music Man”, de propriedade da Ernie Ball. E o “SM” é de Steve Morse (atual guitarrista do Deep Purple). A MM1 era baseada na Music Man Axis e era importada da Coréia (pelo menos as que eu já vi), a MM2 era baseada na Silhouette e a MM2-SM era baseada no modelo signature do Steve Morse. Esses modelos da Tagima fabricaram do final da década de 1990 até 2003, aproximadamente. Mas existem algumas MM2-SM fabricadas depois disso, nos anos seguintes, mas acredito que a produção nessa época era bem pequena. Abaixo, a descrição de cada uma.
- Corpo: ash (se for igual às TG-Zero e TG-635 da época)
- Braço: maple
- Escala: maple
- Captadores: 2 humbuckers
- Ponte: tipo Floyd Rose
- Tarraxas: blindadas, com botão de madrepérola (ou algum material sintético semelhante)
- Fotos:
Tagima MM2 – Descrição
- Corpo: marupá
- Braço: marfim
- Escala: jacarandá
- Captadores 3 singles (provavelmente os mesmos da TG-635)
- Ponte: tremolo vintage (provavelmente a mesma da TG-635)
- Tarraxas: blindadas, iguais às da MM1.
- Foto:
Tagima MM2-SM
- Corpo: marupá
- Braço: marfim
- Escala: jacarandá
- Captadores: 2 humbuckers e 1 single ou2 humbuckes e um humbucker no formato de single
- Ponte: Wilkinson
- Tarraxas: blindadas, iguais às da MM1 e MM2, ou cromo acetinadas
- Fotos:
* nas 5 fotos abaixo, uma MM2-SM ainda na caixa. Pelas tarraxas cromo-acetinadas e a presença do número de série atrás do headstock, provavelmente se trata da “última safra”, ou uma das últimas
Abaixo, a belíssima Tagima MM2-SM especial do grande guitarrista Guto de Boer, endorser da marca. É uma guitarra especial e personalizada, é de 2007, é vermelha, tem corpo de marupá, braço de marfim, escala de jacarandá e captadores Tagima by Cabrera.
Essas guitarras são peças relativamente raras, mas ainda se encontra usadas à venda por aí. Infelizmente saíram de produção.
Essa postagem fica por aqui. Até a próxima!
**
Se quiserem, adicionem:
- Perfil Brazilian Guitars no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4350286350636080593
- Comunidade Brazilian Guitars no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98376078
**
Muito Show,
ResponderExcluirfaloWWwwWWww....
O pior é que acho essas guitarras feias, tirando a MM1 e os headstocks.
ResponderExcluirMuito legal esse depoimento sobre as guitarras
ResponderExcluirAchei esse blog sensacional!
ResponderExcluirParabens ao idelaizador.
Gostaria muito deler sobre as guitarras Dolphin da era Carlos Assale.
Já possuo dois exemplares e estou sempre a procura de outros, porém, com a desencarnação de seu criador, não consigo maiores informações em lugar nenhum.
Alexandre
São Paulo
Olá tudo bem? Tenho uma guitarra Dolphin original de 1985. Você teria interesse em comprar?
ExcluirEsse blog esta de parabens ,so aqui e que se consegue informaçoes sobre guitarras fora de limha ,eu gostaris de saber se as tagima mm2sm eram fabricadas aqui no brasil ou se eram importadas,eu tenho uma identica a essa vermelha ela tem o numero de serie e a inscriçao hand made,no demais congratulações aos idelizadores do site .
ResponderExcluirAmigo, bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida caso seja possível: A MM do Morse é pequena, tem trastes fora do padrão. Minha dúvida é se essa Tagima segue essa linha.
ResponderExcluirDesde já agradecido.
Fernando.
ogronauta@yahoo.com.br
muito bacana o post! tenho 2 mm2sm e to tentando comprar uma mm1! super satisfeito com as guitarras! otima pegada e timbre legal!!! parabnes!!! www.raffaquintanilha.webs.com
ResponderExcluirBrother... quais caps vc colocou nas MM2SM? Tô pra pegar uma. E me diz o corpo é marupa mesmo? O cara q ta vendendo ta dizendo q é Alder.
ExcluirBrother... quais caps vc colocou nas MM2SM? Tô pra pegar uma. E me diz o corpo é marupa mesmo? O cara q ta vendendo ta dizendo q é Alder.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito desse seção sobre guitarras brasileiras. Acho que não pode faltar aqui um artigo sobre a legendária "guitarra de ouro", marca Regulus, do luthier Cláudio César Dias Baptista, um dos maiores símbolos dos Mutantes nos anos gloriosos da banda (1968-1972), tocada pelo guitarrista Sérgio Dias. Não sei se estou regredindo demais no tempo, pois era um instrumento artesanal, quase um objeto de arte, inclusive era banhada a ouro.
ResponderExcluirBelo resumo.
ResponderExcluirPossuo uma Tagima MM2-SM há alguns meses. Todos que tocam com ela elogiam o conforto em tocá la. Não troquei os caps ainda. Fiquei tentado em adquirir uma Tagima MM1 e acabei comprando também. Essa MM1 veio com 2 humbuckers Seymour Duncan, foi fabricada em 1997 e está bem conservada para a idade que tem. Futuramente quero uma Tagima telecaster dos anos 90 pra minha coleção.