Olá. Vou começar agora uma série de algumas postagens abordando a Tagima. Visitei a fábrica e o Willian me mostrou todo o processo de fabricação, desde o recebimento das madeiras “cruas” até o instrumento final. Postarei também fotos exemplificando melhor o processo de fabricação. Espero que gostem.
Por dentro da Tagima: Parte 1
Primeiramente, a Tagima recebe as madeiras (cedro, marupá, marfim, ash, maple, etc), são cortadas do mesmo tamanho e são preparadas para entrar na estufa.
Após o corte, as madeiras vão para a estufa, onde ficam por certa de
Quando passa o tempo correto, as madeiras estão já no ponto correto de secagem, com a ‘cura’ ideal, as peças descansam por alguns dias, para se aclimatarem novamente e ficarem estáveis. Se a peça de madeira for retirada da estufa e já for usada, pode ter sérios problemas, pode empenar, dar problemas na pintura etc.
Agora vamos à parte de marcenaria. Primeiro é feito o pré-corte, antes de a peça ser trabalhada e ganhar a forma definitiva. Na foto abaixo, um exemplo. À esquerda, reparem nos corpos de baixo Tagima Millenium Imbuia, de cedro e já coma folha de ébano e o tampo de imbuia colados, mas ainda sem a forma definitiva do instrumento.
Após essa etapa, o corpo começa a tomar a forma definitiva, através de gabatitos, utilizando máquinas fresadoras, que cortam a madeira no formato correto. Na imagem abaixo, à esquerda, é possível ver algumas dessas máquinas.
Nesse processo, primeiro o braço e o corpo são cortados no contorno correto. Em outra máquina, as cavidades (captadores, ponte, parte elétrica) são feitas. Quando o corpo está já com o desenho correto, é aplicada uma camada de poliéster, para impermeabilizar a madeira, fechar os poros. Após isso, retorna à parte de marcenaria, onde receberá os detalhes. Na foto abaixo, funcionários trabalham lixando os corpos.
Só como observação, a linha K1 e K2, que tem aqueles vincos no corpo, isso é feito pelo funcionário mesmo, na mão. Isso pode ser conferido na foto abaixo.
Quando ao corpo já está no formato correto, passa por lixas mais finas, onde a guitarra receberá o contorno final do corpo. Nessa etapa o corpo tem que ficar com a textura toda uniforme, para não ter nenhuma imperfeição, o que após a pintura ficaria evidente.
Por hoje é só. Na próxima postagem, será detalhada a fabricação do braço assim como a pintura, colocação dos decalques e etc. Não percam!
O processo de fabricação é muito interessante. Pode-se ver a maneira artesanal e individual na produção de cada instrumento e por pessoas que sabem o que estão fazendo. Parabéns pela reportagem.
ResponderExcluirGreat! Eu quero parte dois logo.
ResponderExcluirMe passaria o endereço da fábrica da Tagima?!'
ResponderExcluirobrigado'
Abçs'