Brazilian Guitars: resgatando a história!

Sabe aquela guitarra encostada no porão da sua casa a décadas, escrito atrás do headstock de forma bem apagada "Made in Brazil"? Saiba que ela pode ter feito história! Vamos aqui relembrar as guitarras brazucas que fizeram história!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Guitarras e baixos FINCH

Olá leitores. O assunto desse post é Finch, que muita gente não conhece mas tem também muitos admiradores. A empresa começou em 1975 com a fabricação de guitarras e baixos. Em 1986 veio o reconhecimento: a empresa conquistou o Prêmio Qualidade do Brasil como melhor instrumento nacional. Sua linha de instrumentos era constituída por guitarras e baixos. Assim como outras marcas da época, a Finch produzia réplicas de modelos consagrados internacionalmente, visto que naquela época era muito difícil importar instrumentos. Possuía na sua linha modelos Les Paul, SG, SG Double Neck, Telecaster, Stratocaster, Flying V, Explorer, Jackson e Semi-acústica. E baixos Explorer, SG, Precision, Jazz, e Rickenbacker. O modelo mais comum de se achar nos dias de hoje é a Les Paul, cultuada por muitos. O único problema apontado por algumas pessoas é que a maioroa das Les Paul da Finch possuíam braço parafusado, ao contrário das clássicas Gibson. Na primeira foto, vejam uma parte do catálogo, onde tem os modelos Les Paul, semi-acústica, SG, Telecaster e SG Double Neck, respectivamente.

















Na segunda foto, outra parte do catálogo, com a Stratocaster, a Stratocaster estilo jackson, a Flying V estilo Jackson Randy Rhoads, a Explorer e a Flying V.


















E, nas outras fotos, algumas guitarras Finch.
O atelier da Finch existe até hoje, onde o Sr Sebastião faz manutenção, restauração e instrumentos por encomenda.
























































Um bom fim de semana a todos!

56 comentários:

  1. otimo post, Flavio!
    eu não sabia que a linha de guitarras Finch era tao grande assim...gostei!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a telecaster...a guitarra que falta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma Finch Telecaster vermelha, igualzinha a da foto. Tenho interesse em negociá-la. Não sei com precisão a data em que ela foi comprada pois comprei ela de outra pessoa que não soube me informar. Caso tenha interesse entre em contato: diego.ricardi@yahoo.com.br . Abraço.

      Excluir
  3. Caramba, eu não conhecia essas guitarras. Pô não existe mais a emprese Finch ou nunca foi uma empresa? Afinal uma empresa que já ganhou o prêmio de qualidade não deveria acabar e restar apenas o Luthier responsável.

    ResponderExcluir
  4. Flavio. Parabéns pelo blog! Gostei muito das fotos e de todo o conteúdo. Tenho uma Finch Les Paul comprada em 1989 e está comigo até hoje. Trata-se de uma excelente guitarra. Um abraço. Marcello

    ResponderExcluir
  5. Ainda existe o luthier e o filho dele, ali na Gal. Osorio, 47. Esquina com a Sta Ifigenia..

    ResponderExcluir
  6. Nostalgia total.. eu trabalhei na Finch no ano de 1984.
    Rinaldo Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rinaldo, a Finch nao existe mais mesmo?
      Sempre achei a melhor guitarrra nacional...
      Vendi uma e tenho saudades ate hoje...
      Les Paul, amarela com braco de mogno...
      Abcs,
      markymg1@gmail.com

      Excluir
    2. fui funcionário da finch na decada de 80 bons tempos, perdeu vendas quando se abriu as importações até então proibida pelos militares quando se elegeu o Pres trancredo e logo assumido por José Sarnei por ter ocorrido a morte de Tancredo ele abriu as importações. antes disso era dificíl importar então S sebastião tinha dois funcionários exelentes que viam as fotos de guitarras e copiavam deixando quase que identicas as importadas

      Excluir
    3. Olá J Faria! Vc sabe me dizer onde encontro o Sr. Sebastião ? Fiz uma guitarra na Finch gostei e estou querendo fazer outra. Grato.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Olá, se tiver interesse em comprar uma guitarra Finch, entre em contato no telefone: (11) 3226-6017. Rogério

      Excluir
  8. thenho uma telecaster linda linda otima guitarra contato 014 96063900 haroldo marilia sp

    ResponderExcluir
  9. olá eu tenho um baixo sg dessa marca , quanto acha que vale ?

    ResponderExcluir
  10. Acabei de restaurar um baixo explorer da Finch!!!
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo tambem tenho uma finch modelo less paul mas tenho duvida no braço ela tem um traste a mais parece ser de uma giannini diamond mas é uma guitarra muito bonita troquei os caps tinha um schaller de 1988 e o outro estava danificado troquei por um par de ibanez alnico e pelas ferragens que faltava se alguem quiser dar uma olhada meu orkut é Eliseu Medeiros teclas e cordas.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma Finch Telecaster vermelha, igualzinha a da foto. Tenho interesse em negociá-la. Não sei com precisão a data em que ela foi comprada pois comprei ela de outra pessoa que não soube me informar. Caso tenha interesse entre em contato: diego.ricardi@yahoo.com.br . Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Tenho tmb uma finch preta toda original, quero negociar tmb!!! Email. marcioricardog@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. A FINCH fabricava os modelos "genêricos" das guitas importadas numa época em que ter uma importada era o mesmo que ter uma moto zero km!
    Quem adquiria uma costumava trocar os captadores pelos das originais importadas. Acabava ficando melhor que as originais devido a qualidade superior da madeira nacional (o único inconveniente é o peso: tocá-la em pé cansa demais).
    Eu tenho uma FICH Les Paul preta. É de um timbre excelente (apesar do braço ser aparafusado)e acabamento incontestável!
    A FINCh, quando as importações começaram a se intensificar, começou a cortar custos de produção para ter preços mais competitivos. Daí a qualidade caiu muito: o nome em madrepérola e as marcações em marfim passaram a ser pintados. Mas os primeiros modelos (como a do meu caso) não deixam nada a desejar em relação a original importada.
    Se alguém me fizer uma boa proposta, eu vendo: dinized2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu tive uma telecaster toda preta com a escala em marfim, era linda e tinha um baita timbre, saudades!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu tive uma Finch Telecaster Vermelha, foi minha primeira guitarra, há trocentos anos atrás... mas deve ser anterior a essa tele aí, porque, se não me falha a memória, a ponte era tune-o-matic!

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma Finch 1989 Flying V, porém, devido ao não uso, e o tempo precisa de alguns reparinhos (as presilhas não seguram o afinamento por muito tempo, cerca de 2 horas tocando, ja tem de afinar novamente), e o escudo próximo de onde coloca o cabo pra caixa quebrou então precisa de um novo escudo... ela está pra venda, sendo então, interessados teddy_jau@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Alguem tem uma Finch Les Paul Amarela com o braco em mogno? Um amarelo bem calro, tipo creme...???
    Tenho interesse em comprar uma... Vendi uma em 87 e bateu uma 'nostalgia'... hehheheeee,,,,
    :)
    markymg1@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho um baixo Finch modelo Rickenbacker... Está todo original, quero restaurá-lo. Tem como eu descobrir de que ano ele é? Abraço... antonio.jr13@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. eu me interesso por uma FINCH les paul preta
    minha primeira guitarra foi uma dessas
    tinha o estojo preto interior aveludado
    me roubaram e nunca mais vi nem parecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde meu nome é Leandro e eu tenho uma les Paul da Finch de 1978 e estou vendendo meu fone é 11 2503-4630 ou 98760-7038 Tim ou 99113-5001 Claro

      Excluir
  22. o que me impressiona quase todos dizem ser uma ótima guitarra, mais querem vende-la, interessante não, eu só uma finch na decade 80 numa loja de intrumento musicais no rio, e sim, era bonita, e preceia com as das fotos das revistas as importadas, mais nunca comprei uma....mais dizer que é boa mais quero vender é estranho isso, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rox Quadrinhos, compreendo o seu questionamento. Mas veja bem: eu sou um dos que possuem uma e a venderia (mas somente se a proposta for boa). O fato de intencionarmos vendê-las não desmerece a sua qualidade. Coisas, sejam boas o ruins, são vendidas a todo instante. Se fosse assim, ninguém venderia um ótimo carro, uma ótima casa e etc. O mesmo ocorre com instrumentos musicais.

      No meu caso, por exemplo, eu pretendo vendê-la por 3 motivos:

      1º - Quando eu adquiri a minha, já sabendo da qualidade dela, a intenção mesmo era de ter um produto de qualidade em mãos para poder negociar posteriormente em caso de alguma eventualidade e emergência financeira;

      2º - A Finch Les Paul possui um som vintage e é mais para o estilo Blues. Como eu toco estilo Rock, eu não me importo de adquirir um modelo com som mais atual e para estilo Rock, como a “Stratocaster”;

      3º - Eu toco em igreja. Portanto, fico em pé o tempo todo enquanto toco. A Finch (como eu mencionei em minha postagem do dia 21/01/13), por ser madeira nobre nacional, é muito pesada. Daí, dentre poucos minutos, ela parece estar pesando três vezes mais.

      Acho que deu pra entender, né? Se não, é mais ou menos por aí... Um abração!

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal que visita o site. Tenho uma finch telecaster vermelha toda original. Se algum colecionador está interessado estou afim de venda-la. Mando fotos dela para quem estiver interesse. meu e-mail é leomarchetti2003@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Onde fica o atellier da Fich hj em dia ?

    ResponderExcluir
  26. Atualmente fica ali na rua General Osório 47, sala 2, onde o Sr. Sebastião e seus filhos trabalham até hoje. Possuo uma réplica da Stratocaster Blonde by Finch, recentemente reconhecida por um dos ex-funcionários da fábrica como uma autentica Finch - e não uma das réplicas chinesas que chegaram a ser bastante populares no mercado - datada de meados da década de 80. Segundo reza a lenda que me foi contada por este ex-funcionário da Finch que ainda atua na região lidando com comércio de equipamentos, esta bela guitarra teria sido originalmente construída sob encomenda pela Finch, para um célebre guitarrista do rock nacional - cujo nome não mencionarei a pedido deste ex-funcionário, que me fez jurar segredo - o astro não gostou do instrumento e o abandonou na fábrica após examiná-lo, mesmo após pagar a metade da encomenda. Por insondáveis meandros do destino, esta guitarra foi parar numa loja próxima dali, em abomináveis condições de conservação e ajuste e, terminou chegando às minhas mãos após ser por mim arrematada pela bagatela de 120 míseros e pechinchados Reais. Após poucas e necessárias customizações e ajustes realizados por mim próprio, hoje esta Finch é o melhor instrumento que já possuí e jamais a trocaria por qualquer Fender Strato original das atuais, das quais possuo não apenas uma, mas duas. E já possuí Ibanez, Jackson, Gibson... enfim, sei o que é qualidade, bem como o que é a ausência desta e, a Finch produziu uma safra simplesmente "mais real do que a realeza" naquela época.

    ResponderExcluir
  27. Em tempo: minha Finch Strato NÃO está a venda... :)

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho uma Finch Explorer modelo EP05-A (Aria). Muito rara, é a única desse modelo que eu conheço, Ja vi muitas tipo Gibson e Ibanez mais tipo Aria foi a única. Tenho desse de 86. Toquei muito com ela nos anos 80 e agora faz parte da minha coleção Muito pesada mais com um timbre excelente.
    Aqui um vídeo recente com ela.
    http://youtu.be/DQoKBwKbHEM

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma uma Finch SG se alguém se interessar em comprala tá ai meu email:roney_g3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma Finch SG vermelha!
    Ela é tratada como relíquia aqui em casa ♥

    Foto da Finch SG:
    https://www.instagram.com/p/0NjdWNk0km/?taken-by=heydiio

    ResponderExcluir
  31. tenho uma les paul finch, ela é fantastica, meu sonho é terminar de restaurar

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Tenho uma Finch lespaul verde.....rs
    Peguei num rolo ...me falaram que era japonesa....chinesa e o caralho.....mas, fiquei sabendo a pouco tempo que era brasileira e tal....fiquei muito feliz com essa notícia pois a guitarra e MUITO LEGAL!!
    Tem o braço de lespaul mais confortável que já toquei....e ja toquei em várias Gibson!!
    Recentemente troquei as tarraxas e coloquei um par de caps Gibson Burstbucker Pro......digamos que não perde em nada pra nenhuma de renome!!
    Tenho uma strato Fender México Porrada, uma tele montada por mim (Frankenstein) e essa lespaul Finch....estou bem feliz de guitarra!! 😊
    Abraços a todos

    Ps. Espero fazer uma visita a finch, se ainda existir!

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma finch 1978 que acabei de comprar por pura nostaugia. Claro que é uma guitarra muito legal, mas me lembro que antigamente não tinha tantas Gibson e fender rodando no Brasil e nessa época as guitarras finch cumpriram bem o seu papel. Na verdade com excelência.

    ResponderExcluir
  35. Se alguem tiver uma SG ou telecaster para trocar em uma lespaul me chama em uillvs@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Tenho uma FINCH MODELO SG VERMELHA, TROCADA AS TARRACHAS, PONTE E PARTE ELETRICA, TROCADO CAPTADORES POR CAPTADORES SHELTER.
    ESTOU ME DESFAZENDO DELA POR MOTIVOS FINANCEIROS. SE ALGUEM QUISER ADQUIRIR, SO MANDAR UM ZAP 38 99116 9054 TIM
    OU email - sandrovai2005@hotmail.com
    faceboock- alessandre mendes rodrigues

    valeu

    ResponderExcluir
  37. Olá! Tenho uma Finch strato para negócio, para restauração. Esta anunciada no Mercado Livre, se alguém tiver interesse, segue o link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1182335086-guitarra-finch-strato-made-in-brasil-para-restaurar-_JM

    ResponderExcluir
  38. Alguem sabe como identificar o ano do instrumento pelo numero de ´serie???

    ResponderExcluir
  39. Quem tem uma Finch de dois braços pra vender?

    ResponderExcluir
  40. Que beleza.. não tinha ideia de que tanta gente ainda tem Finch... tenho uma SG com captadores wide range da Fender Telecaster, e é um espetáculo de guitarra, por onde eu levo ela é só elogios, comprei ela no início dos anos 90 e não vendo por dinheiro nenhum, a 2 anos troquei os trastes, e ela está impecável, muito boa.

    ResponderExcluir
  41. Procuro informações sobre baixos jazz bass da Finch. Já vi um Precision, mas um amigo tem um jazz bass com diversas características semelhantes aos Finch. Se alguém tiver alguma forma de contatar o pessoal da fabrica ou fotos, eu gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  42. Alguém tem o contato dos filhos do S. Sebastião da Finch? Tenho uma Les Paul que acredito ser da Finch.

    ResponderExcluir
  43. (11) 2765-0598 Cast Custom Guitars. Do filho do Sr. Sebastião

    ResponderExcluir