Brazilian Guitars: resgatando a história!

Sabe aquela guitarra encostada no porão da sua casa a décadas, escrito atrás do headstock de forma bem apagada "Made in Brazil"? Saiba que ela pode ter feito história! Vamos aqui relembrar as guitarras brazucas que fizeram história!

sábado, 25 de setembro de 2010

Walczak Select Hand Made

Olá Leitores. Começarei uma série de postagens falando um pouco sobre uma marca que está fazendo seu nome no mercado nacional, com instrumentos de excelente qualidade, fabricados à mão no Brasil e à um preço acessível: a Walczak Select Hand Made. Primeiramente, falarei um pouco sobre a história dessa empresa, que é relativamente nova. Os caras por trás da marca são o Leandro Walczak e o Cláudio Adoglio. O Leandro tem vários anos de experiência em luthieria, começando com 16 anos trabalhando em uma luthieria, mais tarde prestando acessoria para a importadora da Gibson e Epiphone. Depois, montou uma loja e uma pequena luthieria., onde fazia instrumentos por encomenda. O athelier começou a crescer virar uma pequena fábrica. Então, conheceu Cláudio Adoglio, e começaram a desenhar a idéia de montar uma grande empresa, que fabricasse instrumentos de boa qualidade a preços acessíveis a uma escala razoável. Em 2005, nasce a Walczak. Desde então, através de seus produtos de excelente qualidade, a marca foi se firmando no mercado brasileiro, e hoje em dia é reconhecida por quem entende do assunto. Sua linha possui baixos, guitarras e violões sólidos, mas o instrumento que ficou mais famoso é a guitarra V-Rod, que se assemelha à Gibson Les Paul. É feita de cedro, com braço de cedro e escala de pau ferro, mas existem suas variações de peças e madeira do tampo, à gosto do freguês. Essa guitarra sai mais em conta do que modelos famosos, como Epiphone Les Paul, e possui qualidade bem maior, tanto de madeiramento quanto de peças. Abaixo, um vídeo do Leandro Walczak e do Cláudio Adoglio falando sobre a empresa.

VÍDEO SOBRE A WALCZAK

E agora, algumas fotos da fábrica:

- Algumas V-Rod esperando acabamento:



- V-Rod saindo da marcenaria:

- Equipe formada por luthiers:


- Cuidados no braço:


- Violão Discovery no acabamento e testes:


- A primeira V-Max, ainda em teste:


- GT 500 Custom Shop recebendo parte elétrica:


- GT 500 Custom Shop sendo afinada e testada:


Todos os modelos de série da Walczak utilizam cedro no corpo, marfim no braço e pau-ferro (ou marfim) na escala. Para quem não conhece direito o cedro, é uma madeira cujas características sonoras lembram o mogno, e com excelente qualidade e timbre muito bom. É muito utilizado pelas empresas nacionais na fabricação de instrumentos. Mais algumas fotos de modelos Walczak:

- 3 V-Rod prontas para serem vendidas:


- V-Rod pintura bullseye:



- WZ 915H azul:

- GT 500 Super Snake pronta:


Nas próximas postagens detalharei melhor os modelos Walczak. Não percam!

11 comentários:

  1. O Leandro disse uma coisaa muito boa, realmente não é necssário gastar umas fábula para ter um instrumento bom... A Walczak veio pra isso mesmo, inovar no mercado...

    ResponderExcluir
  2. Flávio...

    Legal esse post cara, valoriza a Walczak e a escolha dos músicos brasileiros, como nós!

    Vai em frente e o boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de pegar a minha Walczak V-Rod Maple !! Guitarra fantástica por um preço bastante acessível !! Testei várias Epiphones bem mais caras e nenhuma chegou aos pés da Walczak!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Leandro ! Vi um vídeo seu no youtube à respeito de conservação da guitarra, achei excelente as dicas mas fiquei com a dúvida de qual o produto ideal para limpeza da escala, seria o mesmo da limpeza da pintura?

    ResponderExcluir
  5. Ola galera como faço para adquirir uma les paul walczak ?? alguem tem os contatos ??

    ResponderExcluir
  6. eu acho que as guitas devem ser boas , mas o designer é horrível ,

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma guitarra walczak e poxa queria saber qual Madeira ela foi feita,como eu faço?

    ResponderExcluir
  8. Queria saber se tem autorizada no Rio de janeiro! Preciso!

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma bull EYES walczak para canhotos. Ela é perfeita. Som limpo dos captadores. Canhota. Raridade... Pena que estou vendendo. Quem se interessar manda um alô andre_souza_rj@yahoo.com.br Excelente reportagem. Curto muito Walczak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda tenho a walczak v-rod bulleyes canhoto, sem uso, pra vender, quem se interessar pode entrar em contato comigo no andre_souza_rj@yahoo.com.br. Obs.: Comprei apenas para decoração e não uso ela. Todos captadores originais (até no plastico) e funcionando perfeitamente.

      Excluir