Brazilian Guitars: resgatando a história!

Sabe aquela guitarra encostada no porão da sua casa a décadas, escrito atrás do headstock de forma bem apagada "Made in Brazil"? Saiba que ela pode ter feito história! Vamos aqui relembrar as guitarras brazucas que fizeram história!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Bem Vindos!


Olá a todos. Esse blog foi criado para se trocar informações e imagens sobre guitarras, baixos e violões fabricados no Brasil, das antigas e raríssimas até as atuais. Desde que se começou a fabricar guitarras e baixos no Brasil, muita coisa mudou. Marcas apareceram, desapareceram, faliram, algumas estão até hoje. Vale ressaltar que algumas faliram após a invasão "ching-ling", que foi quando começou-se a importar em grande escala instrumentos importados da Ásia, já que saia muito mais barato do que fabricar no Brasil.

Mas felizmente aos poucos a indústria brasileira de instrumentos musicais está se reerguendo e está cada vez melhor. Alguns exemplos de marcas nacionais de guitarras, tanto antigas quanto atuais:

-Tagima
-Walczak
-Finch
-Snake
-Giannini
-ASW
-N. Zaganin
-Cheruti (Ledur)
-Hering (Walker)

E muitas outras.

A imagem dessa postagem e também primeira imagem desse blog é da linha Diamond, de guitarras semi-acústicas da Giannini cultuadas até hoje, retiradas do catálogo 1978/79.
Sejam todos bem vindos!


Postagem por: Flávio Marcel




3 comentários:

  1. Posuo uma guitarra Lap-Steel da Snake.Suponho que seja anos 60 ou 70.Foi me dada por um amigo que a achou no lixo nos anos 80.Gostaria muito de poder repará-la, mas não conheço ninguém que mexa com esse tipo de instrumento e suponho que seja algo muito caro.Um dos captadores não funciona.a parte elétrica faz muito barulho.As tarrachas e mecanismos também deveriam ser trocados.Se puder ajudar, agradeço.
    Abraços,
    Alberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto, tomei conhecimento deste blog apenas ontem. Você já conseguiu restaurar seu Lap Steel? Se não e tiver interesse, entre em contato através do e-mail aldo_andrade@terra.com.br.

      Excluir
  2. tenho uma guitarra dessa a ae06t diamond tremolo
    estou restaurando em um bom luthier sem tirar as caracteristicas originais .queria saber quantas dessas guitarras foram fabricada pela giannini pois ja ouvi comentarios que foram poucas e verdade? valeu ....

    ResponderExcluir